SEJAM BEM VINDOS

AÇÃO DE CIDADANIA: PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

quarta-feira, 20 de março de 2013

SEDE PELO PODER

POLÍTICOS E A "SEDE PELO PODER"
Escrito por paulo   
Ter, 17 de Julho de 2012 17:52

Políticos e a… “Sede pelo Poder”…

Por  *Dr. Allan Marcio Vieira da silva
Por que tamanha “sede de poder” pelos candidatos a cargos públicos se a finalidade última  da “representatividade” é “servir” ao bem comum e não a si mesmos?  O poder é algo a ser vencido, até mesmo extirpado, um mal corrompedor dos homens e destruidor da verdade porque destoa daquilo proferido pelo apóstolo Marcos 11h28min: “…Com que autoridade fazes tu estas coisas? ou quem te deu tal autoridade ou poder para fazer estas coisas?…”. Leia em mais...
O poder em si é constitutivo das relações sociais. Neste contexto, não deveríamos, portanto, viver a ilusão do seu fim. Todavia, racionalizar sua aplicação para o bem de muitos e não apenas de alguns. Infelizmente, a máxima hobbesiana: “… homem ser o lobo do homem”, ainda é atualíssima e segregadora do alcance da justiça social por direitos à serviço das comunidades.
Assim, haverá um consenso ou entendimento por parte destes “candidatos” de não se governa apenas “cidadãos”, mas “vidas”? Teremos, então, algum dia “gestores” promotores de respostas sustentáveis frente às cinzentas faces das desigualdades sociais e culturais efetivando políticas públicas de qualidade visando a unidade na diversidade social?
Não sei se estaremos vivos para contemplar tal feito, porém a semente desta meta cidadanizante é por nós plantada toda vez que discutimos os rumos políticos de nossas cidades nestas eleições orientada por nossa consciência eleitoral desassistencializada.  Portanto, inexiste força cidadã maior quando se exercita o voto consciente porque “… Poder significa toda oportunidade de impor sua própria vontade, no interior de uma relação social, até mesmo contra resistências, pouco importando em que repouse tal oportunidade…” (WEBER, 1971, p. 219).
FONTE:http://www.paulovergueiro.com